Comments

6/recent/ticker-posts

5 dicas para evitar acidentes com motocicletas em 2023

O uso de motocicletas é uma forma prática de transporte, mas também vem associado a alguns riscos. Ao contrário de carros, as motos são menores e, por isso, mais difíceis de serem percebidas pelos outros motoristas. Por isso, é importante tomar algumas precauções para evitar acidentes.

Uma das coisas mais importantes a se fazer é usar equipamentos de segurança apropriados. Isso significa usar capacete, luvas, botas e roupas apropriadas. Estes equipamentos vão te proteger tanto de possíveis acidentes quanto de possíveis ferimentos.

Outra dica importante é se manter sempre atento às condições da estrada. Fique atento a buracos, poças de água e outros possíveis obstáculos que possam causar acidentes.

O que pode ser feito para reduzir o risco de acidentes com moto


  • Use sempre o capacete
  • Use sempre o equipamento de proteção adequado
  • Faça sempre uma revisão prévia da moto
  • Mantenha sempre a distância de segurança
  • Evite dirigir em condições adversas, como chuva, neblina ou noite.
5 dicas para evitar acidentes com motocicletas

1. Use equipamentos de proteção individual


Ao pilotar uma motocicleta, é importante utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) como capacetes, luvas, óculos e botas. Esses equipamentos ajudam a proteger o motociclista em caso de acidente ou queda, e também reduzem o risco de lesões graves. Além disso, o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual não deve ser negligenciado.

2 Saia do ponto cego


A melhor coisa a fazer é olhar atentamente para os dois lados antes de sair do ponto cego. É importante verificar se não há nenhuma motocicleta se aproximando antes de sair. Se houver, você deve esperar até que elas passem antes de cruzar a rua. Além disso, é importante usar a direção indicada pelo sinal de trânsito local para evitar acidentes.

O argumento mais comum em acidentes de moto é que o piloto alega que não viu a moto, e isso pode ser verdade por causa do ponto cego. Este termo é simplesmente a área não coberta pelo espelho retrovisor ou onde outras partes do veículo bloqueiam a visão do condutor.

3. Tenha cuidado em cruzamentos e conversões


Acidentes graves também ocorrem em cruzamentos e esquinas de estradas e avenidas. Por este motivo, é aconselhável reduzir a velocidade e avisar com a buzina ou dá farol alto. Ainda assim, você deve desacelerar e ter muito cuidado. Um motorista pode cruzar inadvertidamente na sua frente e causar um acidente grave.

4. Cuidado com os pedestres


Dados sobre acidentes de trânsito envolvendo pedestres são tão alarmantes quanto os envolvendo motocicletas. Os motociclistas também precisam prestar atenção, mesmo com o trânsito parado, ao passar perto de ônibus ou veículos altos, pois sempre pode aparecer algum pedestre, principalmente em áreas de grande circulação de gente e em horários de pico, como hospitais, igrejas, escolas, supermercados e estações de metrô. Nesses casos, a forma mais segura para evitar fatalidades é andar em velocidade reduzida compatível com a via, para que seja mais fácil a frenagem de emergência.

5. Não aproveite brechas de semáforos


Cruzamentos com semáforos são perigosos para motociclistas, ainda mais para motoboys. A "mania" de usar o sinal amarelo para aumentar a velocidade pode causar muitos ferimentos e até a morte, por isso, seja você motociclista ou não, não acelere ao ver o sinal amarelo, pois economizar alguns minutos pode custar vidas. E mesmo que o sinal fique verde, certifique-se de que os outros veículos pararam, pois alguns motoristas podem querer aproveitar o sinal amarelo.

Direitos


O seguro DPVAT é um direito básico em caso de acidentes de trânsito. O próprio nome diz: Seguro obrigatório de danos corporais causados ​​por veículos automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não. O objetivo deste seguro é proteger as vítimas de acidentes de trânsito em todo o país, independentemente da culpa. São muitas particularidades em cada situação de acidente, mas, de maneira geral, os envolvidos têm direito ao DPVAT em caso de morte, invalidez permanente e direito a Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS).

O DAMS cobre custos de tratamento e hospitalização em instituições conveniadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) e custos adicionais como fisioterapia, medicamentos e equipamentos ortopédicos. A DAMS não cobre se os serviços forem cobertos por outros planos privados de saúde, exceto a parte não coberta e custos não especificados sem relatórios e faturas adequados. Além disso, o DPVAT não cobre danos materiais a veículos, acidentes fora do Brasil, multas ou custos financeiros.

Boletim de ocorrência policial


Em alguns estados, um boletim de ocorrência policial pode ser feito pessoalmente ou online se não houver vítimas no acidente. Em caso de vítimas, o BO é obrigatório e deve ser feito pessoalmente. É preciso também acionar os serviços de emergência para receber os cuidados médicos necessários. Além disso, é preciso relatar exatamente como aconteceu o acidente, e é fundamental apresentar os documentos necessários para registrar a ocorrência: RG, CPF, telefone e endereço.

Postar um comentário

0 Comentários